CHILE não deixe de ir. Dicas e sugestões de turismo

VALPARAISO

VIÑA DEL MAR 
CON CON

COMPARATIVO DE PREÇOS CHILE BRASIL

SANTIAGO BAIRROS PONTOS TURÍSTICOS

A CORDILHEIRA
E  O VALE NEVADO

CULINÁRIA
CHILENA

VINÍCOLAS

CERRO SAN CRISTOBAL ZOO - FUNICULAR

MAPA VIÑA DEL MAR E VALPARAIZO 

MAPAS DA CIDADE  SANTIAGO 

MAPA SANTIAGO REDUZIDO 

MAPA REGIÃO CENTRAL

 

SANTIAGO DO CHILE - PONTOS TURÍSTICOS - BAIRROS

 

          Santiago Centro         

Santiago, ou Grande Santiago, possui uma população de mais de 6 milhões de habitantes e é a terceira em melhor qualidade de vida na América Latina, porém sofre com a contaminação do ar devido a estar envolta por montanhas no Vale Central, principalmente no inverno. A cidade é dividida em 26 comunas, bairros com própria administração, espécie de prefeituras. Cada comuna tem poderes próprios sobre seus bairros que mantêm tradições diferentes entre si. É fácil notar estas diferenças depois de uma caminhada atravessando alguns deles.

A Catedral Metropolitana, Apóstolo Santiago santo patrono da Capital

Internamente a Catedral Metropolitana é de uma beleza exuberante.

O centro santiaguino com uma grande circulação de pessoas pelas calçadas a qualquer hora do dia, tem umas particularidades interessantes, ruas e passeios no mesmo nível. Tem ruas que você pode imaginar que não transitam carros, como os nossos calçadões.

 O centro do Centro é a Plaza de Armas, foi aqui onde surgiu a cidade e era o centro político, econômico e social da cidade. Aqui estão: a Catedral Metropolitana, reconstruída quatro vezes devido a incêndios e terremotos, contando com uma bela estátua de madeira de São Francisco Xavier e seu museu de arte sacra; o Correo Central com seu museu postal e telegráfico; a Municipalidad de Santiago, antigo cabildo da cidade; e o pequeno Museo Histórico Nacional cujas obras de arte e utensílios encontrados no local mostram a história do Chile desde o século XVI até o século

A cidade é marcada por muito trânsito na hora do rush e por isso uma ótima forma de conhecer a cidade é a pé, combinando com o metrô quando necessário, como quando se deseja ir a bairros como Las Condes e Vitacura. Andar de ônibus na cidade não é tão simples, é necessário comprar o passe para o ônibus em bancas de jornais antecipadamente, mas não é fácil utilizá-los para quem é turista por aqui.  

  Plaza de Armas

 O centro do Centro é a Plaza de Armas, foi aqui onde surgiu a cidade e era o centro político, econômico e social da cidade. Aqui estão: a Catedral Metropolitana, reconstruída quatro vezes devido a incêndios e terremotos, contando com uma bela estátua de madeira de São Francisco Xavier e seu museu de arte sacra; o Correo Central com seu museu postal e telegráfico; a Municipalidad de Santiago, antigo cabildo da cidade; e o pequeno Museu Histórico Nacional cujas obras de arte e utensílios encontrados no local mostram a história do Chile desde o século XVI .

 Museu Histórico Nacional

 Museo Histórico Nacional cujas obras de arte e utensílios encontrados no local mostram a história do Chile desde o século XVI.
Próxima à Plaza de Armas, a sudoeste, se encontra o excelente Museu Chileno de Arte Precolombino.
É sem dúvida alguma o melhor museu da cidade, onde as diversas culturas indígenas marcam presença com uma detalhada linha do tempo em forma de objetos e obras de arte.
No prédio do Museu Chileno de Arte Precolombino, existe um átrio sem cobertura, donde se tem a visão de uma parede cega do edifício vizinho, causa um efeito bastante agradável esta vista, depois do aproveitamento da parede com uma pintura de casario antigo, uma mega tela ao ar livre, muito bonito.
O clima de Santiago é o temperado, com chuvas, ventos e frio ameno no inverno e outono, com um verão muito quente e seco, e uma primavera com ótimas temperaturas.

Um grave problema ambiental que a cidade sofre é a contaminação atmosférica existente. Esta característica se agrava durante o inverno e primavera, produzindo o aumento das infecções respiratórias, principalmente em crianças. No mês de Setembro de 2.009, no tempo que estivemos na cidade as temperaturas variaram entre 5 graus a noite 11 graus pela manhã até 18 graus mais tarde.

Próximo ao museu Museu Chileno de Arte Precolombino, está o Palacio de Los Tribunales de Justicia e o ex-Congreso Nacional com seus lindos jardins.
 

Prédio do ex-Congreso Nacional com seus lindos jardins.

Prédio do ex-Congreso Nacional com seus lindos jardins.

 

Poucos quarteirões a leste da praça, depois da Universidad de Chile, se encontra o charmoso micro-bairro Paris-Londres, de ruas estreitas. Nele estão a Iglesia de San Francisco, o edifício mais antigo da cidade, do século XVI, abrigando uma imagem peruana da Virgem Maria, e seu museu colonial.
Ao norte da igreja de San Francisco, atravessando a Avenida Libertador O’Higgins, se encontra o Paseo Ahumada, a rua de pedestres mais famosa do Chile, onde circula todo tipo de gente. A rua liga a avenida à Plaza de Armas e depois se transforma em Paseo Puente, ligando a praça ao Mercado Central, parada obrigatória para amantes de frutos do mar. Quase em frente ao mercado, está a Estación Mapocho, antiga estação ferroviária que virou centro cultural.
A economia do Chile é o retrato da evolução de Santiago. Hotéis maravilhosos, restaurantes finíssimos, shoppings com todas as grandes grifes mundiais, prédios históricos bem conservados, e os novos com arquitetura ultra-moderna.
Em Santiago e no Chile de um modo geral, não se vê pessoas dormindo nas ruas (nas áreas turísticas) ou pedindo esmolas, pelo contrário, se vê um povo extremamente educado que para o carro assim que um pedestre pisa na faixa e altamente nacionalista, com leis punindo os que não honram a pátria. É uma cidade segura, mas com a criminalidade aumentando aos poucos, apesar de crimes com armas de fogo serem os casos mais raros.

Outras fotos e principalmente preços praticados no Mercado Central, acesse a  página www.posto7.com.br/chileprecos.htm

 

Bairro Brasil

Antigo bairro aristocrata, atual bairro em renascimento, é separado do Centro pela Rodovia Pan-americana. No bairro estão presentes monumentos e prédios da história santiaguina.
Como brasileiros nos enchemos de orgulho ao chegar no bairro que tem também uma avenida extensa nos homenageando. A construção ao fundo é um grande mercado de coisas usadas e antiguidade, lá dentro é uma espécie e shopping tem mais de uma centena de pequenas lojas abertas onde se encontra as coisas mais inusitadas, desde roda de carros, esculturas antigas, móveis usados antigos e semi-novos, enfim .

Um ponto de partida para se conhecer o bairro pode ser a partir da estação de metrô Toesca, que se encontra perto, talvez, da principal atração do bairro – o Palacio Cousiño, onde para entrar é necessário calçar chinelos de feltro para conservar o piso. O palácio foi residência da família Cousiño-Goyenechea, a mesma que é dona da famosa vinícola, e abriga lindas tapeçarias, jóias, cerâmicas, móveis, lustres e até encanações!

Próximo à estação de metrô República, está o micro-bairro Concha y Toro, um recanto romântico e antigo centro social da cidade, onde morou um dos irmãos da família Concha y Toro. Poucos quarteirões ao norte, se encontra a Plaza Brasil, uma pequena praça arborizada muito freqüentada por estudantes, senhores que ficam apenas observando os visitantes da praça passando e crianças que curtem os brinquedos-arte no meio da praça. É o centro do bairro. Em frente à praça está a Iglesia de La Preciosa Sangre, ex-convento histórico chileno.
Próximo à estação de metrô República, está o micro-bairro Concha y Toro, um recanto romântico e antigo centro social da cidade, onde morou um dos irmãos da família Concha y Toro. Poucos quarteirões ao norte, se encontra a Plaza Brasil, uma pequena praça arborizada muito freqüentada por estudantes, senhores que ficam apenas observando os visitantes da praça passando e crianças que curtem os brinquedos-arte no meio da praça. É o centro do bairro. Em frente à praça está a Iglesia de La Preciosa Sangre, ex-convento histórico chileno.

Alguns quarteirões a oeste da praça, está o micro-bairro Yungay, um pequeníssimo bairro construído a partir da Plaza Yungay em comemoração à vitória na batalha de Yungay. No fim do limite do micro-bairro, está o Parque Quinta Normal, que abriga os museus de Ciencia y Tecnología, de Historia Natural, Ferroviario e Artequín – todos voltados a crianças. Ao lado do parque, está o Centro Cultural Mutucana 100, um estilo centro cultural que ocupa antigos armazéns de tijolos.

Em frente ao Matucana está a Biblioteca de Santiago e um pouco adiante, a Estación Central, de onde partem os trens que ligam a capital a outras cidades. Outras atrações, mais distantes, são o Planetarium, que apresenta ótimas palestras e filmes sobre astronomia, sendo indicado para crianças, e o Parque O´Higgins, uma diversificada área de lazer que dispõe de um pequeno lago, playground, quadras de tênis, piscinas, palco para espetáculos de música e dança, pista de patinação no gelo no inverno, clube hípico, restaurantes e lojas, além de um aquário com diversas espécies de peixes e outros animais marinhos e um museu de insetos e conchas.
 

Bairro Bella Vista

A rua de referência do bairro é a Pio Nono, que é sempre muito movimentada a noite devido à grande quantidade de bares, principalmente entre quarta-feira e sábado. Lá estão o Patio Bellavista, um mini-shopping a céu aberto com galerias de arte, artesanato e muitos bares e restaurantes, e a casa museu La Chascona, casa onde viveu o poeta chileno Pablo Neruda que conserva uma pequena parte dos objetos que o poeta adorava colecionar. É parada obrigatória!
Um dos passeios preferidos de todo turista no Bairro Bella Vista é a visita a La Chascona, uma das três casas que Pablo Neruda construiu no Chile, esta para viver com Matilde Urrutia – primeiro quando eram amantes e, mais tarde, casados oficialmente. A história de amor deles é linda. Se conheceram na residencia do muralista Diego Rivera, no México, e passaram seis meses se amando em Capri, na Itália, antes de voltarem para o Chile. Como Neruda era casado na época, o poeta construiu a casa para os dois se encontrarem. A construção tem três níveis, erguidos em épocas diferentes, e simula um barco. Tem passagens secretas, muitos objetos curiosos, originais, e uma vista deslumbrante para a cordilheira. O nome, La Chascona, é uma palavra quechua que significa “cabelo desordenado” ou “despenteado”, um dos apelidos que o poeta deu a Matilde. Depois da norte de Neruda, a casa sofreu um ataque de vandalismo por parte dos militares, que jogaram cerca de 2 mil livros no canal que passava por dentro do terreno. Isso causou bloqueio na passagem da água, causando uma inundação na casa. Mesmo assim, foi ali que Neruda foi velado e de onde saiu o cortejo até o cemitério, ato que se constituiu na primeira manifestação publica contra o golpe militar.

Próximo ao museu está o Cerro San Cristóbal, muito freqüentado pelos santiaguinos no fim de semana e parada de jovens casais apaixonados durante a semana. É um pedaço da Cordilheira dos Andes encravado no meio da cidade. Pode-se chegar ao cume para ver a Virgen de La Inmaculada Concepción a pé, de bicicleta ou pegando o funicolar a partir de uma estação bem próxima a casa-museu de Neruda. Porém, evite andar a noite pelo Cerro, pois fica deserto e se torna um pouco perigoso. Uma atração no meio do morro é o Zoológico Nacional, ótimo para crianças. Veja mais sobre o bairro, o funicular e o ZOO na página www.posto7.com.br/chilesantiagocerros.htm

 

Bairro Providência

Do outro lado do Cerro San Cristóbal, já no bairro de Providencia, se encontra o Parque Metropolitano. Nele estão o Jardín Japonés e o Jardín Botánico Mapumelu, suas principais atrações. O parque abriga ainda a Casa de la Cultura, com espetáculos musicais gratuitos todos os domingos ao meio-dia, e o observatório astronômico da Universidad Católica. Também vale a pena conhecer a Enoteca, onde se podem degustar os saborosos vinhos chilenos. Do alto do parque, pode-se descer a pé, de teleférico ou de bicicleta até o a entrada do parque, na base do morro. Da base do morro, pode-se fazer uma pequena caminhada pelo bairro para ver as principais atrações da região, como o El Patio e o Parque de Las Esculturas. O bairro não se caracteriza por atrações turísticas, mas sim por avenidas agitadas como a Suecia e a Providencia. Mais imagens e sobre o Bairro Providência veja em www.posto7.com.br/chilesantiagocerros.htm
 

Bairro Las Condes e Vitacura

Para aqueles que gostam de longas caminhadas, pode-se chegar às atrações do bairro a partir de Providencia com algumas horas de caminhada. Os bairros se caracterizam por longas e belas avenidas, repletas de arranha-céus, riqueza e carros, muitos carros. Não são propriamente ruas para pedestres, apesar das largas calçadas. Estações de metrô servem razoavelmente a região, mas com ele não se desfruta da arquitetura moderna do bairro, portanto, vale a pena andar um pouco pelo bairro ou pelo menos pegar um táxi. Entre as atrações do bairro estão as lojas de marca para as fãs de compras, o Parque Bicentenario, o Museu de La Moda, o Borderío e, para os fãs de um shopping, o grandioso e belo Parque Arauco, junto com sua área de lazer o Boulevard del Parque.

 

Bairro Lastarria e Bellas Artes

Os bairros mais artísticos de Santiago com certeza são Bellas Artes e Lastarria. Neles se encontram os principais museus, galerias de arte, cinemas, centros culturais e ateliês. Próximo ao Rio Mapocho estão o Museo de Arte Contemporáneo e o e o excelente Museo Nacional de Bellas Artes, de bela arquitetura e com diversas exposições de boa qualidade. Em frente ao museu, está o Parque Forestal, um parque recheado de verde e cheio de casais apaixonados, amigos fazendo piqueniques e crianças correndo pra lá e pra cá. Um bom local para relaxar. Próximo ao parque, já em Lastarria, se encontra a Plaza Mulato Gil de Castro, que abriga pequenas cafeterias e o Museo de Artes Visuales. Por fora parece pequeno, mas se estende três andares solo adentro. É um pouco cara a visita, mas dependendo da exposição deve valer a pena. Da região, já é possível ver o Cerro Santa Lucía. A entrada do tranquilo parque é pela Libertador O’Higgins. O passeio pelo parque é muito agradável. Suas escadas intermináveis levam às torres no topo do morro. Evite as proximidades do morro à noite, quando a área fica com pouca iluminação. A leste da entrada do parque, está a Biblioteca Nacional. Mais distante, na estação de metrô Baquedano, está o Parque Balmaceda, provavelmente a mais bela praça de toda a capital chilena. Este parque é ótimo para caminhadas e passeios tranquilos.

 

ROSSELOT    rent a car  NÃO RECOMENDAMOS ESTA EMPRESA, POR NÃO CUMPRIR O QUE CONTRATA

 

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

 

SITE RPM SITE RPM PESCARIA ENTRE AMIGOS

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

 

VALPARAISO

VIÑA DEL MAR 
CON CON

COMPARATIVO DE PREÇOS CHILE BRASIL

SANTIAGO BAIRROS PONTOS TURÍSTICOS

A CORDILHEIRA
E  O VALE NEVADO

CULINÁRIA
CHILENA

VINÍCOLAS

CERRO SAN CRISTOBAL ZOO - FUNICULAR

MAPA VIÑA DEL MAR E VALPARAIZO 

MAPAS DA CIDADE  SANTIAGO 

MAPA SANTIAGO REDUZIDO 

MAPA REGIÃO CENTRAL

 

Agencia Mundial de Turismo. 35 anos de experiência servindo Itajaí e Região.Galeria Rio do Ouro. Sala 108. agenciamundial@agenciamundial.com.br

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .