Yacht  LOBSTER 35 Semi-Deslocante  POR ENCOMENDA

Inspirado nos barcos rápidos de pesca de lagosta da região do estado de Maine, costa leste americana, reúne as excelentes características marinheiras de um casco consagrado com aproveitamento interno simples e funcional e com um estilo de cabine sóbrio e elegante. Em um regime de planeio constante, sem alteração de trim longitudinal, o andamento é suave com esteira mínima e evidente economia de combustível.Atinge velocidade de até 23 nós, sendo a velocidade de cruzeiro de 16 nós. Contato: Roberto (47)9983-7264 rpm@posto7.com.br  PREÇO: Na faixa de US$ 300.000,00 (Sujeito a alterações sem prévio aviso e de acordo com os custos do fabricante)

Características Principais:

· Casco redondo de planeio  constante.

· Quilha longa tipo “patilhão” para  estabilidade direcional.

· Consumo em regime de uso 15lt/h.

· Motor de centro diesel potência  recomendada 280hp.

· Convés no comando e na popa no  mesmo nível.

· Praça de popa ampla com saída  para plataforma.

· Interior personalizado.

· Capacidade dia: 6 a 8 pessoas,  noite: 4 pessoas.

Especificações Técnicas:

· Casco em cedro laminado com epóxi  revestido com tecido de fibra de   vidro.

· Estrutura em louro vermelho.

· Deck em louro pardo ou teca.

· Acabamento externo com tinta   poliuretânica.

· Acabamento interno em tinta e  verniz poliuretânico.

* As especificações técnicas são referenciais e podem ser alteradas a critério do fabricante.

 

Versão Standard: Bomba de porão elétrica com  automático. - Água doce pressurizada. - Painel de comando elétrico com 18 chaves. - 4 vigias. -  Uma gaiuta grande e duas pequenas. - Cunhos e passa cabos. - Tanques de água e diesel em polipropileno. -  Interior standard.

Itens Opcionais: Aquecedor de água. Bomba de água salgada. Eletrônicos. Inversor. Interior personalizado. Carreta de encalhe. Condicionador de Ar. Transformador / carregador de baterias.

REVISTA NÁUTICA 201 - TESTE Yacht  LOBSTER 35 

LOBSTER 35 - Um barco diferente e inteligente -  O Lobster Yacht 35 foi inspirado nos barcos pesqueiros americanos, mas é charmoso, econômico, bom de mar e uma novidade no Brasil!

Para pegar lagosta ("lobster", em inglês), os pescadores americanos, criaram, antes da Segunda Guerra Mundial, o "lobster boat", um barco econômico, rápido e com bastante espaço no cockpit para levar as armadilhas. Anos mais tarde, ele passou a ser usado também para lazer. O Lobster Yacht 35, é um legítimo representante desta estirpe. Elegante e feito com Lâminas de madeira coladas com resina epóxi - um dos melhores processos de fabricação, por aliar resistência, leveza e durabilidade - ele é bom para qualquer parte da costa brasileira. E com apenas um motor diesel (Retipar 366), de 280 cv, chega a fazer 22,7 nós. Em velocidade de cruzeiro, de 16,1 nós, sua autonomia é de 413 milhas. Ou seja, quase dá para ir e voltar de Santos ao Rio sem reabastecer!

Passeio e Pesca
Feito para passeios costeiros, o Lobster Yacht 35 esconde um espírito de pescador: tem espaço, navega bem em mar com ondas e é econômico, pois leva só um motor (de 200 a 280 cv).

Ele é assim...

O Lobster Yacht 35 tem portinhola para embarque, caixas para peixes e um baú para tralhas na popa, além de braçolas laterais para evitar respingos no cockpit, que é de madeira teca. A água que entra é drenada para fora, pela gravidade. No piso há uma tampa para inspeção do leme. Já o salão, com sofá e cortinas, abriga também a cozinha e posto de comando. A mesa de centro é a tampa do motor. A iluminação natural é ótima, mas a ventilação vem apenas de duas gaiútas no teto. No convés inferior há um bom banheiro, duas camas de solteiro e um sofá que se converte em mais duas camas. A ventilação é feita por quatro vigias e uma gaiúta - também insuficientes, por sinal.

Comando no salão

Nem mesmo o posto de comando, que fica na cabine e tem um belo painel de madeira, se parece com o de um barco de lazer comum.

Como ele navega

O mar estava agitado no dia do teste. As ondas e o vento dificultavam a navegação e mesmo lanchas médias tinham de reduzir a velocidade. Com o motor Retipar 366, o Lobster Yacht 35 tem velocidade de cruzeiro entre 16 e 18 nós. Cortamos as ondas de proa a 18 nós, sem batidas no casco. Com as vagas de través, sentimos apenas um leve balanço lateral. Finalizamos a prova em mar aberto, recebendo as ondas por uma das alhetas, condição crítica para muitos barcos que, descendo as ondas, ganham velocidade, mergulham a proa na onda da frente e acabam ao lado para a onda de trás, sob risco de virar. Pois nosso barco manteve a estabilidade e o controle. A manobrabilidade do Lobster Yacht 35 é boa e o raio de giro é pequeno para ambos os bordos: basta se acostumar para encaixá-lo na vaga na marina.

Jeito de mar
O salão agrega o posto de comando, a cozinha e a sala, onde a mesa de centro é a tampa do motor. O cockpit é espaçoso, ao gosto dos pescadores, que têm lugar para guardar as varas até no teto do salão, além de um grande baú para tralhas. No convés inferior ficam as acomodações para pernoite de quatro pessoas e o banheiro.

Motor? Só um

O Lobster Yacht 35 pode ter um motor diesel de 200 a 280cv, mas a potência ideal é mesmo 280cv. Como seu casco não é planante, seria desperdício um motor mais forte. O do barco testado era um de 280cv, de 6 litros, com bloco básico Mercedes-Benz (preparado pela paranaense Retipar), acoplado a um reverso ZF 220, com relação de transmissão de 1,5:1 e hélice Hoffmann de quatro pás de nibral, de 540 x 470 milímetros. Não decepcionou.

Clássica
A madeira ressalta as linhas clássicas e elegantes deste barco feito para passear.

Com quem ele concorre
O Lobster é um tipo novo no Brasil. O modelo mais próximo a ele é o Mergulhão 38, feito sob encomenda pela paulista Alumsystem, em Guarujá.

Dica de quem testou
Se for comprar, coloque mais gaiútas na cabine e janelas de correr para ventilar o salão e o posto de comando.

A nossa conclusão
Além de ser muito bem acabado e com o charme da madeira, O Lobster Yacht 35 é leve e resistente. Pode navegar em regime de semi-deslocamento com motor de potência relativamente baixa, o que se traduz em economia na hora de comprar o motor e de encher o tanque. Como o barco que testamos é o primeIro de uma série, os pontos negativos devem ser eliminados nas próximas unidades. Como o alto ruído da motorização, a falta de cunhos à meia-nau, a ausência de válvulas de fechamento de combustível nos indicadores de nível dos tanques e a inexistência de portinhola ou desnível que impeça a água de passar do cockpit à cabine - algo importante no mar grosso. Mas o principal o Lobster Yacht 35 já tem: um casco eficiente no consumo de combustível, bom de mar e feito por um dos melhores estaleiros especializados em barcos de madeira laminada no Brasil.

 

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