Dicas de Culinária

                          Salgadinhos 

O mais importante para o preparo dos salgadinhos é a qualidade dos produtos a serem utilizados, as técnicas apropriadas, assim como sua preparação que exige calma e tranqüilidade. O preparo de coxinhas e risólis requer alguns cuidados. Não fazer a massa muito grossa, sová- la bem enquanto ainda morna e temperar bem os recheios. Procure seguir os passos da receita escolhida. Seguindo nossas orientações, mesmo sem prática, não tem como errar!

Importante também é a quantidade de óleo a ser usada na fritura dos salgadinhos. Eles sempre deverão boiar, portanto a quantidade deverá ser grande (para isso use panela não muito grandes, senão gastará muito óleo). O calor deverá ser em fogo alto, mas não demais para que os mesmos não queimem ou escureçam muito. Frite poucas unidades por vez, principalmente se os salgadinhos empanados estiverem congelados. Mãos à obra, vc conseguirá fazer salgadinhos deliciosos!

 
 
Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fritar ovo ou qualquer outro alimento, acrescente uma pitada de farinha de trigo à gordura já quente.
 
Sempre que for cozinhar legumes, mantenha a panela bem tampada, para que o vapor não escape. Assim, o legume cozinha em sua própria umidade e não será necessário adicionar muita água.
 
Para que o brócolis fique verdinho, coloque-o numa panela com água já fervente com um pouquinho de açúcar.
 
Legumes cozidos ficam mais saborosos se você acrescentar um tablete de caldo de carne ou galinha. Mas, nesse caso, dispense o sal.
 
Para diminuir o cheiro de frituras.
Coloque alguns cravos para ferver com um pouco de água, deixe ferver até terminar a fritura.
 
Não misture diversos tipos de legumes para cozinhar, pois cada um tem seu ponto ideal de cozimento.
 
Quando cozinhar algum legume, aproveite a água do cozimento no preparo de sopas, caldos e cremes, pois ela fica com grande parte das vitaminas e sais minerais que o legume perde durante o cozimento.
 
Para acabar com as formigas na cozinha principalmente na pia é só deixar uma vasilha pequena com pó de café elas não gostam do cheiro.
 
Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.
 
Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos ardidos.
 
O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os carta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro ou em pedaços grandes.
 
Salsinha se conserva por mais tempo se for picada e guardada em um saco plástico.
 
Quando for empanar algum alimento, bata os ovos e junte um fio de água, verá que rende muito mais os ovos.
 
Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo. (Experimente cortar com a tesoura é bem mais fácil).
 
As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.
 
A canela, a camomila e a erva-doce devem ser guardadas em sacos de papel e conservadas em recipientes de vidro.
 
Se você misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta -malagueta, seu sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.
 
Folhas de louro: além de aromáticas são excelentes conservantes; coloca-se 3 folhas de louro em frascos onde se guardam cereais, como farinha e fécula de milho. que permanecerá inalteráveis por muito tempo.
 
Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.
 
Nunca deixe especiarias muito perto do fogão: elas perderão o sabor e a cor.
 
Para tirar cheiros em geral das mãos, especialmente o cheiro de peixe, alho, cebola e outros, basta que lavemos as mãos em água corrente abundante, usando um objecto de aço inoxidável (por exemplo: colher pequena, etc.) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por mágica. Em tempo: nunca, mas NUNCA mesmo, use detergente, sabão, ou outros produtos semelhantes, pois fixam ainda mais os cheiros.
 
Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.
 
Se uma receita exige ervas frescas e você só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.
 
Não leve à mesa uma carne dura. Se ela estiver assim, junte um pouquinho de vinagre e de conhaque ao caldo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Ela ficará super macia.
 
A carne fica muito mais apetitosa quando tem uma aparência bonita e dourada. Quando quiser carne assada, lagarto por exemplo, queime um pouco de açúcar na gordura, antes de refogá-la. Isso deixa o assado bem dourado.
 
Ao fritar tirinhas de bacon, passe antes no leite e depois na farinha de trigo.
Isso evita que a gordura espirre ou que elas encolham muito.
 
Os torresmos ficarão mais sequinhos se antes de fritá-los colocarmos 1 colher (sopa) de vinagre.
 
Se o fígado de boi for comprado pela manhã, para ser servido apenas à noite, deixe-os de molho no leite. É a melhor maneira de conservá-los frescos.
 
Para eliminar o cheiro da dobradinha, é só cozinhá-la junto com uma laranja ácida cortada ao meio, com a casca.
 
Os vidros com tampas rosqueadas muitas vezes dão trabalho na hora de abrir. Existem várias maneiras de resolver este problema. Uma delas é fazer um pequeno furo na tampa: com a entrada do ar, a tampa gira mais fácil. Pode-se também mergulhar a tampa em água quente, que também ajuda.
 
Para que a massa de pastel fique mais fácil de abrir, use leite em vez de água, manteiga em vez de banha e uma gema no lugar de um ovo inteiro.
 
Para substituir o ovo batido nos empanados à milanesa, leve ao fogo um pouco de maizena e água e prepare um creme ralo.
 
Bolinhos de carne macios e crocantes, você pode obter com uma massa resultante de aproveitamento de sobras de purê de batatas, um ovo, um pouco de queijo ralado e farinha de amido.
 
Amacie peças grandes de carne esfregando-a com vinagre e óleo de oliva. Deixe em repouso por duas horas antes de levar ao forno.
 
Para fatiar mais facilmente, deixe um assado descansar 10 ou 15 minutos depois de retirar do forno.
 
Em destaque:
Ao assar uma carne, adicione uma xícara de água à forma antes de colocá-la no forno. A água absorverá parte da fumaça e gordura.
 
Para preparar carne de sol (seca), cozinhe-a no leite. Ela ficará bem mais macia.
 
Para realçar o sabor da massa, coloque um tablete de caldo de galinha ou de carne na água.
 
Ao cozinhar o macarrão, ferva bastante água e coloque-o aos poucos, para que você não perca a fervura da água.
 
Ao descongelar o prato pronto de massa, coloque a embalagem tampada no início e depois destampe para aquecer.
 
Em destaque:
Ao cozinhar a massa, coloque um fio de óleo para que ela não grude.
 
Para tirar o cheiro do frango é só deixá-lo alguns minutos mergulhado em água com um pouco de vinagre.
 
Ao cozinhar ovos com casca rachada, coloque um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras.
 
Se esqueceu de colocar o feijão de molho não se desespere basta colocar 1 colher de chá de fermento (p/ bolo) na água e pôr o feijão ou amornar água e colocar o feijão.
 
Para que o macarrão não grude após o cozimento, coloque um pouquinho de manteiga nele e misture. Ele vai ficar soltinho!
 
Para que a couve perca o amargo e fique bem verdinha, afervente-a com uma colher de sopa rasa de açúcar e o sal a gosto.
 
Para sua carne ficar supermacia, molhe-a com guaraná ou suco de abacaxi.
 
Para tirar o escuro da panela ao cozinhar ovos, é só colocar uma fatia de limão junto com os ovos.
 
Para tirar a acidez do molho de macarrão, coloque meia colher de açúcar no meio do preparo.
 
Quando for usar banana numa torta, mergulhe-a em suco de limão ou de laranja para evitar que fique escura.
 
O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher (de sopa) de Maizena no óleo da fritura bem quente.
 
Para fazer tortas deliciosas, doces ou salgados, substitua ½ xícara de farinha de trigo por Maizena. Fica uma massa crocante e deliciosa.
 
Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar à mistura com um pouco de leite em pó.
 
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.
 
Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.
 
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.
 
Para que o bolo não grude no prato em que vai ser desenformado, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro.
 
Sempre que congelar algum prato pronto, evite temperá-lo muito, pois o congelamento acentua o sabor dos temperos.
 
Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
 
O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.
 
Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas.
 
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
 
Se o molho ficar salgado demais, junte uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.
 
Se o molho de carne ficar sem cor, acrescente duas colheres (chá) de café solúvel.
 
O açúcar a ser empregado no preparo de doces e sobremesas pode ser perfumado com raspas de limão ou de laranja.
 
O café adoçado com açúcar mascavo fica muito mais gostoso se você ferver o açúcar junto com a água.
 
Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim elas não ficarão rançosas.
 
Para que as panquecas fiquem mais gostosas, deixe a massa descansar por 30 minutos, antes de fritar.
 
Para rechear pastéis, o recheio deve estar frio, caso contrário a massa ficará encruada.
 
Uma hora antes de fazer o bolo retire a manteiga, o leite e os ovos da geladeira. Eles devem estar à temperatura ambiente quando adicionados à massa.
 
Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe a assadeira com água.
 
A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.
 
A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.
 
O creme chantilly rende mais e não fica tão pesado quando se acrescenta uma clara de ovo ao creme de leite.
 
O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.
 
O soro do iogurte não deve ser eliminado: ele contém proteínas de alto valor biológico.
 
O iogurte não pode ser guardado em recipientes de vidro transparente, pois a luz destrói a vitamina B2, existente no produto.

Fontes e fotos: Revista Água na Boca e sites da internet. Se os autores se sentirem prejudicados, com a publicação, favor entrar em contato que tiraremos do ar. 

 

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .