Culinária Brasileira  -        MANIÇOBA      Região Norte 

CURIOSIDADE: É um dos pratos típicos da cozinha regional que melhor retrata a maneira indígena no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente sete dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurante e barracas de comidas típicas da região norte do país, especialmente Belém do Pará e Amazonas.

INGREDIENTES: 30 pessoas
3 a 4 kgs de maniva moída (folha da mandioca-brava)
1/2 kg de toucinho branco  
1/2 kg de toucinho defumado (bacon)
2 kg Costela de porco salgada e ou defumada
1/2 kg de lingüiça portuguesa
1/2 kg de paio
1 kg de lombo de porco
2 kg Pé de porco salgado;
1/2 kg de rabo de porco
1 1/5 kg Linguiça de porco
5 folhas de louro
2 kg Bucho de boi;
3 kg Charque

Alho e pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO:
Pique as folhas de mandioca (maniva) sem os talos e moa muito bem em uma máquina de moer carne, até dar uns 3 a 4 quilos.

Num panelão com bastante água, leve a maniva moída ao fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Mexa de vez em quando, dando pelo menos três boas mexidas por período, manhã, tarde, e noite. Isto é feito para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca. Quando for dormir, complete a água de novo deixando o fogo o mais baixo possível.

Passadas as 72 horas, acrescente as folhas de louro,  o toucinho branco (sem cortar) e o toucinho defumado (também inteiro). Deixe ferver por mais 24 horas, em fogo brando, sempre acrescentando água e dando no mínimo três boas mexidas por período.

Com a maniva continuando a ferver na tarde do quarto dia, ponha, a parte, as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal. Ficam de fora apenas o paio, chouriço, a lingüiça e o bucho de boi.

No quinto dia, corte o bucho de boi em pedaços do tamanho que será servido e escalde bem para retirar todo o cheiro. Corte também, na mesma proporção, as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão para ferver com a maniva por mais 48 horas, desligando o fogo quando for dormir.

No sexto dia corte o Paio, o Chouriço e a Lingüiça em rodelas e coloque para ferver.

No sétimo dia a maniçoba já está pronta e fica como se fosse uma feijoada. A cor da maniva, que no início do cozimento é verde bem vivo, vai se transformando até ficar um verde muito escuro quase preto.

Servir com Arroz branco, Farinha, Pimenta-de-cheiro a gosto.

 

   Escreva pra gente, mande sua receita, sugestões, dúvidas.       Voltar ao Menu Principal

 

Itajaí ... aporte aqui ... Fotos da cidade de Itajaí, click na imagem para ampliar.

RPM  CONTATOS : Itajaí - SC - Fones (47) 3344-2469 - 9983-7264 - 9905-1190 - rpm@posto7.com.br

Este site, domínio posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .